top of page

SIMBOLOS

image.png

A CORDA
Os homens ficam na frente durante a procissão por possuírem mais força física. No entanto, ao longo do percurso, jovens, crianças, mulheres e homens de todas as idades também seguram a corda. A corda adquire, assim, um significado "sagrado" na Festa do Congo, simbolizando "fé". Conforme relatado na história, a corda foi inicialmente adotada pelos escravizados para auxiliar na organização da homenagem a São Benedito. No entanto, apesar de seu uso funcional, a corda passou a ter um significado particular e subjetivo na Festa do Congo.

image.png

O BARCO

 

 

 

 

Conta a tradição popular que a festa do congo surgiu como um memorial de como um grupo de escravizados salvou-se do naufrágio do navio Palermo nas proximidades do litoral do Distrito de Nova Almeida, em 1856, agarrando-se ao mastro que continha uma imagem de São Benedito. Desde então, as comunidades de negros do litoral capixaba passaram a fincar o mastro todos os anos para agradecer o milagre, São Benedito é louvado nas festas do mastro, com a cortada, a puxada e a fincada. Com o tempo outros santos também passaram a ser homenageados como São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição.

WhatsApp Image 2025-04-21 at 09.17.27 (1).jpeg

O ESTANDARTE

 

 

 

 

Os estandartes de congo unem a iconografia popular católica a elementos congueiros, e muitos apresentam alegorias, como São Benedito caminhando na praia local, ou as imagens dos santos são sobrepostas às das igrejas junto às quais os mastros serão fincados, marcando sua “presença” no local. Curiosamente o Congo de Nova Almeida possui dois estandartes. Em Nova Almeida havia duas bandas de congo: São Sebastião liderada por Manuel Ramos (pai de Nelson) e São Benedito liderada por Egídio. Na ocasião da morte do Mestre Manuel Ramos, seu filho era muito jovem para assumir o posto. Houve então a fusão das bandas que ficaram sob a responsabilidade do Mestre Egídio. Anos depois Mestre Nelson Ramos assumiu o posto de mestre, com a morte do Mestre Egídio.

image.png

O MASTRO

 

 

 

 

A Festa de São Benedito teve sua origem, segunmdo a tradição oral no socorro providenial do santo, quando certo navio que carregava escravizados naufragou na costa do Espírito Santo. Ao se depararem com a morte envocaram a proteção de São Benedito e de Deus. Graças as preces conseguiram se salvar abraçados ao mastro que se desprendeu do navio, sendo levados em segurança até a praia.

(27) 997926199

Nova Almeida, Serra - ES, 29182, Brasil

  • Facebook
  • Instagram
  • X
  • TikTok

Siga-nos

© 2035 by Práticas Culturais do Congo e o Fortalecimento das Identidades Negras na Educação de Jovens e Adultos. Powered and secured by Wix 

bottom of page